Manutenção Por que a água da piscina fica verde?

Para quem tem piscina em casa, nada é mais decepcionante que encontrá-la com a água esverdeada. Você sabe por que isso acontece?

Em geral, a coloração verde é causada pela combinação de dois fatores: o tratamento errado ou insuficiente da água da piscina e, por conseguinte, a proliferação de micro-organismos no local. Estes micro-organismos, como algas, por exemplo, chegam até a piscina através da ação dos ventos, principalmente.

Quando citamos tratamento inadequado, estamos falando sobre alcalinidade e do pH da água da piscina. Via de regra, o pH deve estar entre 7 e 7,4 e a alcalinidade, por sua vez, entre 80 e 120 ppm.

Após detectar a qualidade da água – é possível fazer isto utilizando produtos encontrados em lojas especializadas – é preciso eliminar os micro-organismos. Primeiramente, é feita a escovação na piscina, retirando as impurezas das paredes.

Em seguida, regula-se o pH e a alcalinidade para, na sequência, realizar um tratamento com cloro que irá exterminar as algas presentes da piscina. Este procedimento exige a limpeza da água, com decantação e drenagem.

Caso você não tenha experiência com o cuidado de piscinas, é importante contar com a ajuda de um especialista para livrar a piscina de impurezas.

Em longo prazo, você pode cuidar da sua piscina, evitando o esverdeamento e outros problemas, ficando sempre atento aos índices de alcalinidade e pH da mesma.

Outro importante cuidado é manter a sua piscina coberta, com capas de proteção e/ou térmicas, que evitam o depósitos de detritos e micro-organismos na água enquanto a piscina não está em uso.

Dessa forma, sua piscina estará sempre saudável, funcional e esteticamente agradável!

comentários